ANPG ANUNCIA ENTRADA DA SOMOIL NOS BLOCOS 14 E 14K

Últimas Notícias

A primeira fase do acordo foi concluída em Janeiro de 2021, após a Somoil celebrar um contrato de empréstimo liderado por um banco internacional para a aquisição indirecta de uma participação de 20% no Bloco 14 e 10% no Bloco 14K no offshore angolano.

Luanda, 12 de Janeiro de 2023 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional, torna pública a entrada da Somoil (Sociedade Petrolífera Angolana S.A.) nos Blocos 14 e 14K. A operação é parte da estratégia de crescimento da maior petrolífera privada angolana, que concluiu um acordo com a TotalEnergies e a INPEX para adquirir 20% de participação no Bloco 14 e 10 % no Bloco 14K.

Localizado a 100 quilómetros da costa de Cabinda e com uma cobertura de aproximadamente 4.094 quilómetros quadrados, o Bloco 14 começou a produzir em 1999 e continua a ser relevante na produção de petróleo bruto médio leve. É operado pela Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron que detém 31% do interesse participativo, fazendo parte igualmente do grupo empreiteiro a Sonangol Pesquisa e Produção, S.A. (20%), Eni Angola Exploration, B.V. (20%) e Galp Energia Overseas Bloco 14 B.V. (9%) e, agora, a Somoil através da sua afiliada Somoil Bloco 14 B.V. (20%).

Relativamente ao Bloco 14K, trata-se de um prospecto transfronteiriço objecto de um acordo de Unitização entre a República de Angola e a República do Congo. É operado pela Chevron Congo que detém 15, 75% de interesse participativo, são igualmente parceiros no Bloco a TOTAL E&P Congo com 26, 75%, a CABGOC com 15, 5%, a ENI Angola Exploration B.V com 10%, a Sonangol Pesquisa e Produção com 10%, SNPC com 7,5%, GALP Petrolifera, S.A com 4.5% e agora a Somoil através da sua afiliada Somoil Bloco 14 B.V com 10% de participação.

“É uma satisfação para nós, Concessionária Nacional, registar os frutos do trabalho de atracção de investimento para o nosso mercado. Por isso, é de encorajar o facto de ser uma empresa nacional do sector petrolífero a entrar num bloco tão importante e que vai trabalhar com um parceiro internacional de longa data do nosso País”.

“Esta aquisição representa um grande passo na nossa estratégia de entrada em activos de produção em águas profundas, bem como um grande passo para a construção de um portfolio cada vez mais diversificado”.

Note-se que actualmente a Somoil opera a Associação FS, FST e o Bloco CON-1 (todos onshore), bem como o Bloco 2/05, no offshore na Bacia do Baixo Congo. É também parceira nos Blocos 3/05, 3/05-A, 4/05, 17/06 e CON-6. A Somoil mudou recentemente a sua visão e está agora focada em tornar-se a empresa integrada de energia de referência, – um símbolo de uma Angola global.

Notícias relacionadas