ANGOLA REGISTA AUMENTO DO VOLUME DE EXPORTAÇÕES DE PETRÓLEO E GÁS

Últimas Notícias

25 de Outubro de 2023 | O petróleo angolano continua a merecer uma procura alta por parte dos mercados internacionais, tendo registado durante o terceiro trimestre de 2023 um volume de exportações na ordem dos 96,37 milhões de barris de petróleo bruto, avaliados em aproximadamente 8,26 mil milhões de dólares americanos, o que representa um aumento de 1,40% em comparação com o trimestre anterior.

Os dados fazem parte do balanço orientado pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, no passado dia 24 de Outubro, tendo contado com as contribuições da Concessionária Nacional, Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e da operadora estatal, Sonangol E.P.

Quanto ao gás, as exportações realizadas no terceiro trimestre de 2023 totalizaram 1,20 milhões de toneladas métricas, dos quais 78,70%, correspondem ao LNG. A receita bruta arrecadada é de 610,16 milhões de Dólares Americanos, representando um ligeiro aumento de 0,46%, comparado com o trimestre anterior.

“Neste período o preço do brent datado no mercado internacional teve um comportamento positivo influenciado por diversos factores com realce para os cortes de produção da OPEP+ e também da decisão da Arábia Saudita em cortar a produção em cerca de 1 milhão de barris por dia que resultou na redução da oferta de petróleo bruto internacional, de igual forma o aumento da procura do crude pela China e o verão na Europa e nos Estados Unidos contribuíram favoravelmente para o aumento dos preços neste período”, revelou José Barroso.

A Ásia e a Europa dominam enquanto destino das exportações da produção de petróleo e gás angolano.

Notícias relacionadas