ANGOLA PRESENTE NA CERAWEEK 2024 EM HOUSTON PARA ATRAIR INVESTIMENTOS

Últimas Notícias

25 de Março de 2023 | Angola voltou a marcar presença, de 18 a 22 de Março, na Ceraweek, uma das mais renomadas feiras mundiais de óleo e gás que se realizou na cidade de Houston, estado do Texas, EUA, com uma delegação encabeçada pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, integrando da parte da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) o Administrador Executivo, Alcides Andrade, para além de outos gestores e especialistas.

Na presente edição, a Conferência contou com a participação de mais de oito mil delegados provenientes de 85 países. A promoção de novas oportunidades de investimentos, a busca de estabilidade na indústria, a inovação tecnológica, o impulso para a transição energética e a redução das emissões destacam-se entre os temas de debate e painéis programados para os cinco dias do evento.

Para o Secretário de Estado para o Petróleo e o Gás, José Barroso, “Angola levou ao evento a visão que defende uma transição energética gradual e que acautele as realidades de cada sociedade, tendo em conta a importância do petróleo para as suas economias e para suportar a própria transição da matriz energética”.

A ANPG levou na agenda a promoção de blocos petrolíferos em regime de oferta permanente, as vantagens da existência no País de infraestruturas adequadas para a facilitação da actividade na indústria, bem como as oportunidades de negócios existentes em vários âmbitos da cadeia de valor, prevendo-se reuniões direccionadas com distintas entidades à margem do programa da CeraWeek.

Na opinião do Administrador Executivo da ANPG, Alcides Andrade, a participação nesta edição da CeraWeek prende-se com o facto de que a exposição nestes ambientes permite-nos “perceber quais as tendências que vão nortear o sector para o futuro, e podermos assim, de forma ágil, ir ajustando as nossas estratégias no sector petrolífero, de formas a podermos continuar a captar investimentos para incrementar a produção de petróleo e gás, que continua a ser a maior fonte de receitas para o nosso país”, referiu.

“Por outro lado, a nossa participação em eventos como este permite-nos ter muitos encontros individuais com potenciais investidores. Ao longo de toda semana, por exemplo, já temos reuniões agendadas com investidores de mais de dez empresas, tanto aquelas que já estão presentes no país, tais como a Chevron e a ExxonMobil, afim de identificarmos e consolidar algumas oportunidades de negócios que já estão em curso para o incremento da actividade petrolífera, com realce para o aumento da exploração, além de encontros organizados com outros investidores de pequeno e médio porte, a exemplo da Petronas, que no ano passado entrou para o sector petrolífero em Angola, no Bloco 20/11, e vermos que outras oportunidades podemos identificar em carteira para aumentar a sua participação na indústria.” – concluiu o gestor.

No primeiro dia do certame, o programa da delegação angolana incluiu a participação sessão plenária de abertura, moderado por Daniel Yergin, o vice-Presidente Executivo da S&P Global, onde intervieram Directores Executivos de multinacionais da indústria petrolífera, tais como Darren Woods, Presidente e CEO da ExxonMobil Corporation, Patrick Pouyanné, Presidente do Conselho de Administração e CEO da TotalEnergies, Amin H. Nasser, Presidente e CEO da Saudi Aramco, além de Hon. Jennifer M. Granholm, a Secretária para a Energia do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América.

À margem da realização dos painéis, a equipa de gestores recebeu a visita da Cônsul-Geral de Angola em Houston, Ana Paula do Nascimento, e reuniu-se com uma comitiva da Equinor, liderada pela Presidente da empresa norueguesa para a África, Nina Koch.

Notícias relacionadas