ANGOLA E SERRA LEOA ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO EM MATÉRIA DE HIDROCARBONETOS

Últimas Notícias

02 de Dezembro de 2022 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a sua congénere Petroleum Directorate of Sierra Leone (PDSL, em português Direcção de Petróleos da Serra Leoa) assinaram nesta terça-feira, 29 de Novembro, em Luanda, um Memorando de Entendimento que visa estabelecer um quadro de cooperação entre as partes, em matérias de hidrocarbonetos.

O Memorando assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, e pelo Director Geral da PDSL, Foday Mansaray, abrange a cooperação em todo o sector de Petróleo e Gás, incluindo apoio e formação nas actividades, intercâmbio em geociências, legislação, regulação das operações petrolíferas, auditoria, controlo da produção de hidrocarbonetos, entre outros.

“Não é habitual este tipo de cooperação em África. Estamos a promover encontros para que haja esse tipo de colaboração entre os países africanos, para o benefício do próprio continente”

Para Mansaray, o País que representa é relativamente novo em termos de exploração petrolífera, iniciada somente em 2011. Tradicionalmente o foco tem sido dedicado ao sector mineiro. Daí a importância deste Memorando, de modo a trilhar os passos dos mais experientes.

“Queremos beber da experiência dos países produtores como Angola, queremos aprender, progredir, trocar ideias e informações, de forma a desenvolver o nosso sector”, declarou o Director Serra Leonês.

A assinatura do Memorando teve lugar no âmbito da terceira edição da Conferência Angola Oil & Gas, realizada em Luanda de 29 de Novembro a 1 de Dezembro pela Energy Capital & Power, sob a tutela do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, para além do suporte da Câmara Africana de Energia e da AIDAC.

_________

Notícias relacionadas