13 de Julho de 2023 | Angola e a República Democrática do Congo (RDC) assinaram hoje, dia 13, em Kinhasa, o Acordo de Governança e Gestão da Zona Marítima de Interesse Comum (ZIC), com o objectivo de impulsionar a actividade de exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos. O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo e o Ministro congolês dos Hidrocarbonetos, Didier Budimbu Ntubuanga, foram os signatários do referido acordo.
A ZIC encontra-se localizada a Sul do Bloco 14 e ao Norte dos Blocos 1, 15 e 31 das concessões petrolíferas angolanas. Pela sua posição estratégica, Angola e a RDC cooperam desde o ano de 2003, no sentido de manter actualizados os instrumentos que regulam a transformação dos recursos naturais existentes na Zona de Interesse Comum em factor de geração de receitas para as economias dos dois países irmãos.
Para Diamantino Azevedo, “este acordo põe fim a cerca de vinte anos de avanços e recuos, esperando que os passos subsequentes, para a produção de petróleo na ZIC, sejam céleres”.
Já Didier Ntubuanga considerou que se trata de “um dia histórico, visto que se dá um avanço significativo e em boa direcção”.
Os governantes elogiaram o empenho da parte angolana, assim como os esforços dos seus antecessores e o apoio incondicional dos presidentes João Lourenço e Felix Tchissekedi.