ANGOLA CONCLUI INSTALAÇÃO DOS PRIMEIROS MÓDULOS DO FPSO AGOGO NA CHINA

Últimas Notícias

20 de Março de 2024 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e os parceiros do Bloco 15/06 (Sonangol e Sinopec) procederam nesta quarta-feira, 20, em Shanghai, China, ao levantamento e instalação dos primeiros módulos da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo (do inglês FPSO) Agogo, contribuindo assim para a entrega da embarcação em Dezembro de 2025.

Estes são os dois primeiros módulos dos 12 que vão compor o FPSO Agogo. Os outros estão a ser construídos, em Singapura, Indonésia e Vietname. Para os estaleiros da Sonamet, em Benguela, está reservada a construção de protectores de Risers, âncoras de sucção, unidades de distribuição submarina (SDU), entre outras tarefas. A unidade contará com tecnologias que vão reduzir significativamente as emissões de carbono e melhorar a sua eficiência operacional.

Para o Ministro, que se congratulou com o avanço das operações dentro dos prazos acordados, o FPSO contribuirá para a estabilidade da produção de petróleo e gás no País, tendo apelado ao Grupo Empreiteiro o reforço do Conteúdo Local.

“Queremos que incrementem a força de trabalho angolana e dediquem especial atenção à sua capacitação, preparando-os para grandes desafios. De igual modo gostaria que utilizassem mais as instalações e equipamentos existentes no nosso País, de formas a fortificar o nosso Conteúdo Local”, apelou Diamantino Azevedo.

O PCA da ANPG, afirmou que o sector de petróleo e gás continua dinâmico e que a Agência mantém a sua aposta na estabilização da produção petrolífera no país.

“A ANPG tem trabalhado na implementação da Estratégia de Exploração, que inclui a da Adjudicação de Concessões. Esperamos que desta estratégia resultem feitos semelhantes a este que hoje testemunhamos, que vai permitir a adição de mais barris na produção petrolífera em Angola, entre 2025-2026”, disse Paulino Jerónimo.

De acordo com Adriano Mongini, CEO da Azule Energy, o processo de construção do FPSO Agogo é mais uma afirmação da resiliência do sector petrolífero angolano.

“O Projecto Agogo representa a visão da empresa quanto ao futuro da produção energética, almejando maximizar as reservas do Bloco 15/06 e optimizar os Campos Agogo e Ndungu, elevando a produção até 170 mil barris por dia. É também um testemunho da solidez e qualidade das parcerias positivas que o Estado angolano estabelece neste sector”, salientou Adriano Mongini.

A Cerimónia foi igualmente testemunhada pelo Embaixador da República de Angola na República Popular da China, João Neto, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, bem como altos quadros de gestão da ANPG e das empresas envolvidas no processo.

Notícias relacionadas