8.º CONGRESSO E EXPOSIÇÃO DE PETRÓLEO AFRICANO – ANPG PROMOVE OFERTA PERMANENTE E POTENCIAL DOS CAMPOS MARGINAIS

Últimas Notícias

18 de Maio de 2022 | Os volumes e reservas dos campos marginais declarados de Angola estão estimados em quatro mil milhões de barris de petróleo, revelou o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, na passada segunda-feira, 16, durante o primeiro dia de trabalhos do 8.º Congresso e Exposição de Petróleo Africano realizado em Luanda, pela Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO).

Para Paulino Jerónimo a oferta permanente de blocos petrolíferos é uma das acções com que o Executivo angolano e a ANPG contam para estabilizar os níveis de produção petrolífera no País.

“Temos como desafio do nosso mandato trabalhar para a substituição de reservas com vista a atenuar o acentuado declínio da produção. Estamos a conseguir progredir graças às decisões tomadas pelo Governo e que nos permitem optimizar, por exemplo, o potencial dos campos marginais de que dispomos. Mas também graças ao trabalho que temos vindo a realizar no âmbito da Estratégia de Licitações 2021 – 2025. Neste período estimamos entregar 50 concessões, e ao dia a que vos falo estão adjudicadas 25”, sublinhou.

Mais adiante, o PCA da ANPG acrescentou: “Após aprovação do regime de oferta permanente, a ANPG fica reforçada quanto aos instrumentos para aumentar e dinamizar as concessões petrolíferas, através de negociação directa com os operadores nacionais e internacionais que estejam interessados em trabalhar connosco. Este é um passo realmente importante para que não tenhamos paragens prolongadas na atribuição das concessões e a exploração possa ser feita para, depois, haver produção. Acreditamos nesta modalidade e estamos certos de que Angola vai colher frutos positivos desta nova abordagem e desta nova atitude face ao desenvolvimento do sector petrolífero e à dinamização da produção”.

Fazendo referência aos três anos de actividade da Agência, Paulino Jerónimo assinalou os resultados já alcançados, realçando entre os mais recentes o estudo em curso sobre a competitividade do sector petrolífero em Angola, a ser divulgado brevemente.

Notícias relacionadas