08 de Agosto de 2023 | Uma comitiva angolana constituída pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), cumpre desde o passado sábado, 05, na capital da República Popular da China, Beijing, a agenda intensa de captação de investidores para a actividade de exploração e produção petrolífera em Angola.
O roteiro prevê encontros exclusivos com empresários chineses, bem como a realização do “Angola Oil & Gas Fórum”, dedicado a destacar a actractividade do nosso mercado, tanto para as Bacias em Licitação como para as que se encontram em regime de oferta permanente.
Para o Director Nacional de Negociações da ANPG, Alcides Andrade, que encabeça a delegação da Concessionária Nacional, a perspectiva é apresentar as potencialidades dos blocos aos investidores daquele mercado asiático e captar o seu interesse na exploração e produção petrolífera em Angola.
“A China é dos maiores consumidores de petróleo do mundo, o maior receptor da exportação do petróleo de Angola e tem um tecido empresarial muito forte. Pretendemos, com essa interacção, aumentar a presença do empresariado chinês que investe no sector petrolífero, mais especificamente na exploração e produção do petróleo no nosso País”, declarou Alcides Andrade.
Recorde-se que o Executivo angolano coloca em licitação, já a partir de Setembro, 12 blocos petrolíferos das Bacias Terrestres do Baixo Kwanza e do Congo. Por outro lado, através do Regime de Oferta Permanente é possível atribuir as Áreas Livres em Blocos Concessionados, activos que não façam parte da Estratégia Geral de Atribuição de Concessões 2019-2025.