ANPG DESTACA NA OPEP NECESSIDADE DE POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS CONJUNTAS EM ÁFRICA

Últimas Notícias

13 de Julho de 2023 | O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, defendeu a importância da adopção de políticas e estratégias conjuntas entre os países africanos, durante a sua intervenção no Oitavo Seminário da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que teve lugar em Viena de Áustria, no passado dia 6 de Julho.

Paulino Jerónimo integrou o painel que discutiu sobre a Cooperação Internacional para a Diversificação da Economia, tendo apontado a APPO (Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo) como uma plataforma de excelência na agregação de projectos e estratégias comuns para o sector energético no continente.

“Considero a importância da APPO como uma plataforma onde todos os países africanos se devem rever. É uma plataforma que permitirá traçar políticas e estratégias energéticas conjuntas para a promoção de uma gestão mais sustentável, transparente e justa dos recursos energéticos. Essa gestão passa pela partilha das melhores práticas, que é uma coisa que ainda pouco se faz em África”, referiu.

No mesmo painel, o PCA da ANPG, a Concessionária Nacional do sector petrolífero, alertou para a necessidade de uma maior integração no campo da investigação científica no continente e no acesso aos recursos financeiros para que se possa investir na melhoria da distribuição da energia às populações.

“Em África ainda fazemos a investigação científica de forma muito isolada. Com os poucos recursos que temos, devíamos fazer uma investigação científica mais em grupo. Também defendi o acesso a financiamentos com taxas competitivas para que as empresas ligadas ao sector possam desenvolver projectos no âmbito das políticas de Conteúdo Local, aumentando assim o acesso à energia”, enfatizou Paulino Jerónimo.

A delegação angolana foi chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. Para além da ANPG, fez igualmente parte da mesma o Presidente do Conselho de Administração da operadora estatal Sonangol, Sebastião Gaspar Martins.

O seminário da OPEP é um evento trienal que se realiza na cidade de Viena, sede da organização com o objetivo de promover discussões sobre temas de impacto na indústria mundial.

Notícias relacionadas