08 de Julho de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergies e parceiros do Bloco 48 entregaram no passado dia 22 de Junho, ao Centro de Formação “Espaço Aplausos”, localizado no Sequele, município do Cacuaco, equipamentos musicais, entre os quais Guitarras, mesas de som, piano, Bateria, violas e colunas, assim como uma viatura de 12 lugares. Trata-se de um centro que ministra cursos de formação profissional ligadas às artes, dirigidos à crianças de famílias carenciadas.
Sendo a educação e o apoio à dinamização de actividades culturais um dos eixos em que assentam a política de responsabilidade social e a intervenção cívica da ANPG, ambas implementadas com o apoio directo dos operadores petrolíferos presentes em Angola, esta acção enquadra-se no programa anual de apoio ao bom funcionamento das comunidades e das suas instituições sociais.
O Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, louvou a iniciativa, que considerou de extrema importância para o apoio ao ensino e à divulgação da cultura angolana.
“O trabalho feito neste espaço é deveras interessante, pelo que endereço os nossos parabéns aos promotores, solicitando-lhes que continuem a trabalhar para que as camadas mais jovens da nossa sociedade possam ter acesso à educação e para que os professores se sintam realmente relevantes, porque a verdade é que são das classes profissionais mais relevantes para atingirmos o desenvolvimento que almejamos para o nosso país”.
Para o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, esta acção enquadra-se no âmbito da comemoração do mês dedicado às crianças em Angola, e busca beneficiar toda a comunidade.
“Estamos confiantes que o apoio que trazemos beneficiará também o empenho e o compromisso dos formadores, uma vez que se os equipamentos funcionarem e se as crianças e os jovens vierem todos os dias, a sua motivação para trabalhar em prol do desenvolvimento desta comunidade será muito maior”, sublinhou Paulino Jerónimo.
O Director do Espaço Aplausos, Cabingano Manuel, assinalou a importância deste acto lembrando que quando o projecto arrancou dispunham apenas de um teclado, de uma guitarra e de três alunos.
“Hoje somos uma escola, de facto, reconhecida pelo INOFOP, com o apoio institucional da Administração do Distrito Urbano do Sequele, e de entidades como a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que na pessoa do seu Presidente nos apoiou desde a primeira hora”, afirmou Cabingano Manuel na sua curta intervenção.
Estiveram igualmente presentes na cerimónia, o Administrador Municipal do Sequele, Francisco Txipilica, e o Gerente do Bloco 48 da TotalEnergies, Rui Rodrigo.