Luanda, 17 de Março de 2022 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Concessionária Nacional para o segmento upstream, torna pública a ocorrência de um vazamento de petróleo na localidade de Malembo, na província de Cabinda. O incidente regista-se num poço de petróleo em terra, abandonado nos anos 60 e que se tem mantido inactivo desde então.
O levantamento preliminar da situação indica que o referido poço, abandonado ainda nos anos 60, tendo-se observado na altura os pressupostos técnicos requeridos para efeito, encontra-se a derramar petróleo em consequência da vandalização de que foi alvo nos últimos dias por elementos não identificados, que tentaram retirar uma linha junto ao poço e por conseguinte comprometeram a integridade da linha, causando o derrame.
A Concessionária Nacional garante tudo fazer para que a situação seja resolvida da melhor maneira e o mais breve possível, pelo que aproveita o momento para reafirmar o seu total compromisso com a promoção das melhores práticas para uma indústria extractiva cada vez mais segura e amiga do ambiente.
___________________