18 de Março de 2021 | Os parceiros do Bloco 15 entregaram hoje, em Luanda, certificados de formação do segundo grupo de participantes do projecto de empoderamento e empreendedorismo de mulheresque apostaram nesta formação específica para a criação e expansão dos seus negócios. Este projecto conta também com o apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que contribui para o seu financiamento através dos custos recuperados.
A cerimónia de entrega dos certificados, realizada em Cambamba 1, Projecto Nova Vida, assinala o culminar de três meses de formação profissional e de capacitação nas áreas da panificação, nutrição, decoração de eventos e informática, bem como um ano de formação em língua inglesa, ainda em curso. Todas estas áreas do saber são importantes para que as 300 mulheres abrangidas por este programa possam criar, gerir e expandir os seus próprios negócios.
Devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19 durante o estado de emergência as aulas de Inglês foram ministradas online. As formações práticas presenciais, nomeadamente de panificação, nutrição, decoração de eventos e informática, realizaram-se no rigoroso cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança, incluindo o distanciamento social e o uso de equipamentos de protecção individual, como as máscaras e o álcool gel.
Este projecto está alinhado com a prioridade do Governo de aumentar da igualdade do género e promover a sustentabilidade económica das mulheres, assim como atingir a meta do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas sobre o mesmo tema.
“Toda a contribuição que possa ser dada pelas entidades que trabalham diariamente em Angola para a formação profissional e criação de emprego assume uma relevância extrema. E quando esta contribuição atinge o público feminino, a importância é ainda maior, uma vez que se trata de um segmento numeroso e relevante para o bom funcionamento da sociedade e para a criação do bem-estar necessário a todos os angolanos. A ANPG e os seus parceiros estão, por isso, sempre e naturalmente atentos a estes temas, motivo pelo qual se empenham na implementação e desenvolvimento de programas desta natureza com vista ao cumprimento de um pilar tão importante para todos como o da responsabilidade social”.
Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da ANPG
“A associação do Bloco 15 orgulha-se dos seus esforços continuados para capacitar economicamente as mulheres em Angola. Empoderar as mulheres economicamente faz todo sentido, e o Bloco 15 investiu neste programa para proporcionar às mulheres ferramentas necessárias para aumentar as suas oportunidades de emprego e geração de rendimento”.
Melissa Bond, Directora Geral da ExxonMobil em Angola
A Associação do Bloco 15, que iniciou a sua operação em 1994, tem promovido o desenvolvimento económico das mulheres Angolanas através do investimento contínuo em programas direccionados para a sua educação, desenvolvimento e empoderamento em áreas como a agricultura, educação financeira, empreendedorismo e liderança.