PRIMEIRA-DAMA DA REPÚBLICA DESTACA PATRIOTISMO E LIDERANÇA FEMININA NO EVENTO “DO LEGADO AO FUTURO”

Últimas Notícias

Luanda, 30 de janeiro de 2026 – A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou esta quinta-feira, 29, em Luanda, o patriotismo e liderança feminina no sector petrolífero angolano. A declaração foi feita durante o evento denominado “Do Legado ao Futuro”, uma iniciativa da Muhatu Energy Angola, uma rede de mulheres do sector de Petróleo e Gás.
A comemoração, dedicada à valorização do contributo das mulheres na consolidação e no desenvolvimento da indústria, enquadra-se no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, numa altura em que as mulheres representam cerca de 21% da força de trabalho do sector petrolífero. O encontro contou com dois painéis, sendo o primeiro dedicado à trajectória de mulheres que marcaram a história da indústria petrolífera, e o segundo focado no futuro da exploração petrolífera no país. Este último, composto por jovens mulheres, técnicas do sector.

Ana Dias Lourenço reiterou, durante a sua intervenção, a importância do reconhecimento do percurso das mulheres e do investimento contínuo na sua formação.“O futuro está nestas jovens que se entregaram para o desafio do desenvolvimento do país, e que sentem Angola, pensam Angola, trabalham por Angola e são patriotas.  Para estas, dou sempre o meu grande reconhecimento porque só assim, com patriotismo, com sentimento profundo sobre aquilo que é Angola, sobre quem somos é que vamos conseguir efectivamente construir um país melhor. Um país próspero e bom para todos viverem. Este é o meu sonho, e eu conto com as mulheres do sector dos Petróleos.”

O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, reafirmou o compromisso total do Executivo angolano em relação às políticas voltadas no reforço da participação da mulher no sector.
“Hoje, celebramos todas aquelas que, no silêncio dos gabinetes, nos laboratórios, nas plataformas, nas operações, nos estudos geológicos e nos desafios do dia-a-dia, transformam a energia em progresso, e o progresso em futuro.”




Já o PCA da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, realçou o percurso e o impacto da Muhatu Energy Angola ao longo dos últimos três anos.
“Hoje, esta homenagem merecida, traduz o culminar de um exercício exigente e profundamente inspirador, pois são muitas as mulheres que contribuíram e têm contribuído neste sector.”

O encontro reuniu mulheres de diferentes gerações e trajectórias profissionais, promovendo a partilha de conhecimento, o reconhecimento de contributos relevantes e a reflexão sobre os desafios e perspectivas futuras do sector.
No âmbito desta celebração, foram homenageadas 85 mulheres, em reconhecimento pelo seu contributo relevante, pelo legado construído e pelo impacto duradouro no desenvolvimento do sector petrolífero nacional.
Num outro momento foi feita homenagem à Albina Assis, primeira e única mulher a dirigir o Ministério dos Petróleos em Angola, com o lançamento do Programa de Mentoria com o seu nome focado no acompanhamento e desenvolvimento de jovens talentos femininos no sector.
A Primeira-Dama da Républica recebeu igualmente das mãos da Presidente da Muhatu Energy Angola, Nicola Mvuayi uma estatueta em homenagem ao seu contributo na valorização da Mulher Angolana.
O evento “Do Legado ao Futuro” reafirma o papel central da mulher no progresso económico e social de Angola, bem como o compromisso das instituições com a construção de um sector petrolífero mais inclusivo, sustentável e orientado para o futuro.

Notícias relacionadas