Luanda, 12 de Dezembro de 2025 — A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Grupo Empreiteiro do Bloco Cabinda Centro, operado pela Azule Energy em parceria com a ExxonMobil e Sonangol E&P, oficializaram no passado dia 09, a entrega da Escola Primária n.º 174, Pacheco Francisco, composta por 12 salas de aulas, no bairro Bela Vista, município de Moçâmedes, província do Namibe. A iniciativa integra-se no programa de investimentos de Responsabilidade Social do sector petrolífero.
A intervenção, que abrange a construção e apetrechamento da unidade escolar, está orçada em 750 mil Dólares Americanos. Vai beneficiar mais de mil alunos por ano, proporcionando melhores condições de aprendizagem num ambiente escolar seguro e acolhedor. Para além das 12 salas de aulas fazem parte das dependências, uma Biblioteca, uma Sala de Reuniões, Gabinete de Direcção, uma Secretaria-Geral, uma Sala de Arquivos, uma Cantina e uma Quadra Polidesportiva.
O acto de inauguração foi presidido pelo Governador da Província do Namibe, Archer Mangueira, em companhia do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, da Ministra da Educação, Luísa Grilo, e distintas entidades, de entre as quais, o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, e o CEO da Azule Energy, Joe Murphy.
O Governador do Namibe, Archer Mangueira, em nota de apreço ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, à Concessionária Nacional e aos parceiros do sector petrolífero, reiterou a importância do apoio ao sector social. “Construímos no âmbito da responsabilidade social, nove escolas, quatro construídas pelo sector petrolífero. Mais do que foi inscrito no Orçamento Geral de Estado. Iremos tudo fazer para que a educação seja o pilar fundamental para o desenvolvimento da província”.
Já a Ministra da Educação, Luísa Grilo, felicitou os intervenientes no projecto do equipamento social. “Que esta escola seja um farol de esperança e um símbolo de progresso na comunidade e que os alunos consigam alcançar seus objectivos e fazer a diferença no mundo”.
Por seu lado, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo realçou que “o Executivo angolano liderado por sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, considera o ensino como uma das prioridades estratégicas da sua política social que preconiza a formação integral do cidadão, sua preparação para o exercício pleno da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. Por isso acolhemos esta iniciativa como um valioso contributo às nossas políticas públicas para o sector da educação”.
E o Administrador Executivo da ANPG, Alcides Andrade, considerou que “a Concessionária Nacional, sob a supervisão do Ministério de Tutela e fruto do alinhamento com os parceiros do Bloco Cabinda Centro, prevê que os rendimentos do petróleo sirvam de combustível para o desenvolvimento socioeconómico do País, apoiando projectos sociais em vários domínios.
Estamos a nos referir de apoio ao sistema de ensino, de saúde, bem como apoio a pequenos negócios junto das comunidades. Alegro-me em ver no rosto dos membros da comunidade a satisfação de contar com uma escola nova. Uma escola com conforto e qualidade necessários para cumprir o papel de segunda casa e casa do saber na vida das crianças, que são o futuro do País”.

Pela Azule Energy, o Director de Relações Externas e Governamentais, Hélder Silva, destacou o compromisso da empresa com o progresso local. “É com muito orgulho que entregamos mais uma infra-estrutura que irá beneficiar as comunidades desta província. Esta escola junta-se a outras 10 já reabilitadas aqui no Namibe no âmbito da nossa agenda de responsabilidade social, promovendo o progresso através da geração de emprego e acesso à educação”, concluiu.





