ANPG E INTERVENIENTES DO SECTOR ANALISAM SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES

Últimas Notícias

Luanda, 21 Novembro de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) promoveu, no passado dia 19 de Novembro, uma reunião multidisciplinar de alinhamento, que analisou a situação de Segurança nas operações petrolíferas, com destaque para as intrusões de embarcações no perímetro restrito das operações nos mares de Angola.

À semelhança da reunião referente ao ano 2024, presidiu os trabalhos o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, tendo contado com a participação de gestores da Concessionária Nacional, Directores de Segurança do Subcomité ACEPA-Security, bem como Directores e representantes dos Órgãos de Defesa e Segurança. A nível ministerial participaram representantes do Ministério das Pescas e Recursos Marinho (MINPERMAR) e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).

A agenda abordou, entre outros, as acções correctivas realizadas pela ACEPA-Security face às intrusões, a manutenção da ordem por parte da Marinha de Guerra de Angola, Acções de prevenção em curso pelo MINPERMAR e a proposta de Estratégia de Segurança para o Sector, a cardo do MIREMPET.
Paulino Jerónimo alertou para a potencial ameaça às instalações das operações petrolíferas, face ao crescente número de embarcações de pesca a invadir áreas restritas, com tendência de agravamento. Destacou ainda a necessidade urgente de implementação de medidas para reforçar a protecção e segurança das operações.

Note-se que esta é a terceira reunião do género sob iniciativa da ANPG, visando garantir a segurança patrimonial e a integridade do Capital Humano enolvido na indústria.
 

Notícias relacionadas