Luanda, 07 de Novembro de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Azule Energy e os Parceiros do Bloco 18, procederam, no passado dia 05/11, em Luanda, à entrega de certificados de conclusão do estágio profissional comunitário que beneficiou 150 jovens universitários, referente ao ciclo 2024/2025. O programa financiado pelo sector petrolífero, com fundos do Bloco 18, conta com a implementação da ONG DW Angola. A cerimónia teve lugar no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.
Com o objectivo de reforçar a empregabilidade de jovens universitários através de experiências práticas em ambientes profissionais, o estágio contou com a participação de 150 jovens angolanos com idades compreendidas entre os 18 a 30 anos, das províncias de Luanda, Malanje, Bié, Cunene, Zaire, Huambo, Benguela e Cuanza-Norte, nos cursos de Economia, Arquitectura e Urbanismo, Gestão, Direito, Sociologia e Contabilidade.
Implementado pela ONG Development Workshop Angola (DW), o programa de estágios contou com um financiamento do sector petrolífero orçado em 450 mil Dólares Norte-Americanos, disponibilizados pela ANPG através do grupo empreiteiro do Bloco 18, operado pela Azule Energy, tendo como parceiros a Sinopec e a Sonangol, no quadro dos projectos de Responsabilidade Social.
O Director Nacional do Trabalho, Blanche Chendovava, considerou o fim do ciclo
“uma jornada de crescimento e descoberta em que os jovens universitários de todo o País se lançaram ao desafio de apender fazer e servir às suas comunidades e provar que a juventude angolana é o motor do futuro de Angola”.


Para o representante do Núcleo de Responsabilidade Social, Ivair Bragança,
“a ANPG, enquanto Concessionária Nacional e representante do Estado no sector petrolífero, reafirma o seu compromisso em continuar a alinhar os projectos de Responsabilidade Social com as prioridades nacionais de educação, saúde, energia e segurança alimentar, sob a coordenação do MIREMPET”.
Já a Directora de Sustentabilidade da Azule Energy, Ana Patrício, frisou que
“a Azule Energy é uma empresa que acredita nos jovens e no poder transformador que a educação acarreta. Razão pela qual, é uma honra estar a representar a Azule Energy nesta cerimónia, numa altura, em que a DW Development celebra os seus 25 anos de existência”.


Josefa Gonçalves, beneficiária do programa de estágio profissional e comunitário desta edição declarou que
“a oportunidade concedida foi magnífica pelo facto de obter habilidades práticas, técnicas e comportamentais que me endereçaram ao mercado de trabalho”.



