ANPG, AZULE ENERGY E PARCEIROS DO BLOCO 28 INAUGURAM ESCOLA PRIMÁRIA NO CAZENGA

Últimas Notícias

Luanda, 27 de Agosto de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e os parceiros do Bloco 28 (Sonangol E&P, e Sinopec) entregaram à comunidade do distrito urbano do Hoji-Ya-Henda, Cazenga, em Luanda, a Escola Primária 1407, também conhecida como Ngola Kiluanje, no passado dia 21, após um processo de reabilitação, apetrechamento e modernização.

Orçado em mais de 200 mil Dólares Norte Americanos, a infraestrutura comporta nove salas de aulas totalmente equipadas, com capacidade para acolher mais de 900 alunos por ano lectivo, uma biblioteca, uma sala de informática e uma sala de reuniões.

Para o Administrador Municipal do Hoji-Ya-Henda, José Oliveira, “a educação é essencial na formação do cidadão. É com bastante alegria que recebemos novamente a nossa escola após algum tempo de reabilitação. Agradeço a todos os parceiros do sector petrolífero e ao grupo empreiteiro, que tornaram possível este retorno à Escola Primária Ngola Kiluanje”, realçou.

Em representação da ANPG, Domingas Pacavira, Gerente do Bloco 28, afirmou que a Concessionária Nacional continuará a alinhar os seus projectos de responsabilidade social com as prioridades nacionais de educação, saúde e desenvolvimento comunitário, tendo apelado aos beneficiários para os cuidados necessários na preservação da Escola. 

“Cuidem dela, valorizem-na, aproveitem cada oportunidade de aprendizagem que aqui vos será proporcionada. Que esta Escola Primária Ngola Kiluanje renascida seja um farol de conhecimento, cidadania e esperança para as famílias do Cazenga e para Angola”, destacou.

Já o Director de Relações Externas e Governamentais da Azule Energy, Hélder Silva, “é uma grande honra representar este evento enquanto operador e financiador deste projecto, cuja finalidade é contribuir para o processo educativo no País, como parte da nossa responsabilidade social. Apelamos a todas as partes interessadas, incluindo professores e alunos, que preservem esta infraestrutura, enquanto bem público”.

A cerimónia contou igualmente com as presenças de representantes do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, da Administração Municipal do Cazenga, Azule Energy, Sonangol, Sinopec, ADPP, entre outros.

Notícias relacionadas