ANPG E CLUBE DOS MÉDICOS PROMOVEM ACÇÃO SOLIDÁRIA E CUIDADOS DE SAÚDE NO CAMIZUNGO

Últimas Notícias

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) em parceria com o Clube dos Médicos (ONG) realizou, no passado dia 24 de Julho, uma Feira de Promoção, Sensibilização, Assistência Médica e Medicamentosa gratuita aos utentes da comunidade de Camizungo, município de Catete, província de Icolo e Bengo.

Em representação da Administradora do Pelouro, Nicola Mvuayi, a Coordenadora dos Projectos Sociais da ANPG, Anacy Lourenço, afirmou que o “Camizungo é, hoje, um exemplo notável de como um projeto bem conduzido, com envolvimento institucional e comunitário, pode gerar transformações reais e sustentáveis. A visita guiada que hoje realizamos tem um significado profundo: ela permite-nos ver de perto o impacto positivo que este projeto tem causado em múltiplas dimensões da vida comunitária, nomeadamente nos sectores da educação, saúde, habitação, acesso a bens essenciais e sobretudo na valorização da dignidade humana.

Para o responsável do Projecto Camizungo, Itamar Vieira, “é com grande apreço que hoje celebramos o apoio da ANPG, que se junta a nós na missão de apoiar a comunidade do Camizungo; um povo resiliente que enfrenta diversas necessidades. Contamos com a vossa empatia e solidariedade para juntos doarmos mais do que bens: doarmos amor, dignidade e esperança.

O Projecto de Camizungo contempla um laboratório, uma escola com mais de quatro salas de aula, espaços dedicados à arte e à costura, um posto médico, uma horta comunitária, uma secção de serralharia e uma cozinha comunitária.

Durante a actividade, foram assistidos um total de 301 pacientes, dos quais 252 do sexo feminino, 49 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 0 e os 85 anos de idade, sendo 203 adultos e 98 crianças. O arranque da campanha contou com a participação de 30 médicos, entre cardiologistas, pediatras, cardiologistas e dermatologistas, que contribuíram para a realização de exames para despistagem da malária, HIV, hepatite B, dengue, sífilis, etc.

Pela ANPG e Associações, o Projecto Camizungo recebeu donativos diversos como bens alimentares, produtos de higiene, material escolar e vestuário.

Notícias relacionadas