Luanda, 14 de Julho de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e os parceiros do Grupo Empreiteiro do Bloco 15, operado pela ExxonMobil e as parceiras Azule Energy, Equinor e Sonangol E&P, assinaram, no dia 10 de Julho, em Luanda, uma Adenda ao Contrato de Partilha de Produção (CPP) do Bloco 15.
Esta adenda estende a licença de produção do CPP do Bloco 15 até 2037, bem como permite a extensão da vida útil das instalações Kizomba A, Kizomba B, Mondo e Saxi-Batuque, sujeita à Decisão Final de Investimento com o objectivo de permitir o desenvolvimento adicional dos recursos remanescentes no Bloco 15.
Durante os 30 anos de operação, o Bloco 15 investiu mais de 47 mil milhões de dólares norte-americanos e construiu uma base empresarial sólida, sustentada por uma forte cultura de segurança, operações eficientes e de baixo custo, com mais de 2,5 mil milhões de barris de petróleo produzidos e mais de 60 milhões de dólares investidos em iniciativas sustentáveis para as comunidades em todo o território angolano.
Foi signatário da Adenda o Administrador Executivo da ANPG, Alcides Andrade, em representação do PCA da Concessionária Nacional, Paulino Jerónimo. E do lado das empresas membro do Grupo Empreiteiro do Bloco 15 assinaram o documento a Directora Geral da ExxonMobil, Katrina Fisher, Directora Geral da Equinor, Ane Aubert, Director Geral da Azule Energy, Adriano Mongini, e os Vogais da Comissão Executiva da Sonangol, Isabel Policarpo e Walter Nascimento.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou que a Adenda assinada traduz o impacto positivo do processo iniciado em 2017 com a introdução de reformas radicais no modelo de negócio, numa altura em que as produções petrolíferas eram pessimistas e levaram as empresas operadoras no País reunirem-se com o Presidente da República em busca de solução.

“Creio que fizemos bem, e aqui estão presentes muitos dos que trabalharam neste processo. Estamos em 2025 e a nossa produção continua acima de 1 milhão de barris. Havia receio de estarmos de perdermos os investidores face à concorrência em relação a vários países produtores de petróleo. E hoje eles continuam aqui connosco! Ninguém saiu. Pelo contrário, já conseguimos fazer com que novos viessem e outros retornassem. Portanto, mantivemos os nossos parceiros. Todos continuam a investir e vão investir mais”, frisou o Ministro.
O Administrador Executivo da ANPG, Alcides Andrade, salientou que muitos dos activos petrolíferos do País se encontram em fase madura.
“Face a esta realidade, identificando soluções técnicas inovadoras e de modelos contratuais ajustados, como esta Adenda, estamos a abrir caminho à revitalização dos campos existentes e maximização do valor dos recursos remanescentes. A presente Adenda incide sobre a extensão do tempo de vida útil de quatro importantes instalações do offshore angolano, nomeadamente Mondo e Saxi-Batuque, até 2032, bem como Kizomba A e Kizomba B, até 2037, portanto, passam a ser uma única área de desenvolvimento”, disse Alcides Andrade.

Já a Diretora-Geral da ExxonMobil, Katrina Fisher, Angola, falando em nome do Grupo Empreiteiro, afirmou que continuam profundamente comprometidos com Angola e com o desenvolvimento a longo prazo do seu sector energético.

“Orgulhamo-nos de ser um parceiro fiável e de confiança, trabalhando em estreita colaboração com os objetivos estratégicos do Governo angolano para prolongar as operações petrolíferas e fornecer energia de forma segura e eficiente. O Projeto de Extensão de Vida do Bloco 15 é uma prova do nosso compromisso com o aumento da produção e da longevidade operacional da concessão. À medida que avançamos, continuamos totalmente empenhados com todas as partes interessadas na promoção do crescimento económico, assegurando, colaboração contínua e sucesso partilhado na construção do futuro energético de Angola”, declarou Katrina Fisher.
Saliente-se que a Adenda ao Contrato de Partilha de Produção do Bloco 15 persegue a finalidade de assegurar a continuidade da produção nacional, salvaguardando os mais elevados padrões ambientais e de segurança.


