Luanda, 09 de Maio de 2025 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) realizou, no passado dia 7 de Maio de 2025, em Luanda, a Cerimónia de Assinatura de uma Adenda ao Memorando de Entendimento celebrado com a Shell Exploration and Production Angola B.V., que formaliza a integração da Equinor e da Sonangol E&P como novos parceiros no estudo do potencial petrolífero de vários blocos localizados nas Bacias do Congo, Kwanza e Benguela, nos mares de Angola.
O acto foi prestigiado pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, e contou com as presenças de membros do Conselho de Administração da ANPG e de altos representantes das três operadoras.

“O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás regista com agrado e optimismo esta adenda ao memorando, assinado entre a ANPG e a SHELL em Novembro de 2024, reforçado agora com a entrada da Equinor e da Sonangol E&P. É um sinal positivo que indica que estamos a caminhar no bom sentido, e os ajustes ao longo da marcha fazem parte da melhoria contínua dos processos”, declarou o Secretário de Estado.
Já o Administrador Executivo da ANPG, Alcides Andrade, em representação do PCA da Concessionária Nacional, destacou que “a entrada da Equinor e da Sonangol E.P. acrescenta robustez ao projecto, cujo objectivo é criar condições para o desenvolvimento futuro de actividades de exploração e produção petrolífera em águas profundas e ultraprofundas”.
O Administrador sublinhou ainda que a ANPG tem pautado a sua actuação pelos pilares da agilidade, flexibilidade e pragmatismo, com foco na criação de soluções que respondam aos desafios do mercado e promovam o retorno do investimento.

