Soyo, 30 de Abril de 2025 | Uma equipa da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG), encabeçada pelos Gerentes de Blocos, Américo Fernandes e Maria Fernando deslocou-se ao município do Soyo, na província do Zaire, na passada quinta-feira, 24, progresso de construção da Planta de Processamento de Gás e para receber o gás às operações das plataformas de Quiluma e Maboqueiro bem como da interligação à fábrica do Angola LNG, e onde decorrem as obras de abertura do túnel, entre a terra e o mar, para passagem do gasoduto.
A visita enquadra-se no acompanhamento periódico dos projectos pela Concessionária Nacional. A obra de construção do Centro de Tratamento de Gás teve início em Outubro de 2023, no âmbito das acções do Novo Consórcio de Gás, constituído pela TotalEnergies, Azule Energy, Chevron e pela Sonangol, sob os aupícios da ANPG.
Comportando cerca de 4 mil trabalhadores, 78% dos quais jovens angolanos e 22% de expatriados, a construção da Planta de Processamento de Gás regista um progresso estimado em 82%. A este ritmo, que se considera bastante acelerado, espera-se que os testes de recebimento do gás, ocorram entre o terceiro e quarto trimestre do corrente ano.

“Ficamos bastante animados com as constatações do trabalho que está a ser desenvolvido aqui no Soyo. Esta é uma estrutura de grande porte que, em pleno funcionamento, terá uma capacidade de 412 mmscfd [Milhões de Pés Cúbicos Padrão] de processamento de gás natural. E a este ritmo, podemos estimar que a planta esteja pronta para receber gás ainda no quarto trimestre deste ano. Para os próximos dias, em termos de desenvolvimento da obra, aguardamos mais progresso sobre o comissionamento da planta e interligação dos gasodutos a montante e a jusante”, revelou o Gerente da Comissão de Operações das Concessões de Gás e Segundo Membro da Comissão de Operações dos Blocos 14/23 e 16/21, Américo Fernandes.



