ANPG ASSINA CONTRATOS DE PARTILHA DE PRODUÇÃO COM A WALCOT, SONANGOL E&P E AFENTRA PARA OS BLOCOS CON3 E KON15

Últimas Notícias

A Concessionária Nacional assinou hoje, em Luanda, os Contratos de Partilha de Produção para os Blocos CON3 e KON15, localizados nas Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, respectivamente.

Luanda, 7 de Abril de 2025 | No âmbito A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional, formalizou hoje a assinatura dos Contratos de Partilha de Produção (CPP) relativos aos Blocos CON3 e KON15, com as empresas Walcot, Sonangol Exploração & Produção e Afentra.

O evento decorreu nas instalações da ANPG em Luanda, com a presença de representantes das empresas envolvidas, membros do Executivo e convidados do sector dos recursos energéticos.

Alcides Andrade, Administrador Executivo que representou o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, no evento destacou o simbolismo e a relevância deste acto para o futuro do sector petrolífero angolano, sublinhando: “estes contratos representam mais do que compromissos empresariais. São instrumentos estratégicos que garantem a continuidade da produção nacional, promovem o aproveitamento eficiente do nosso gás natural e asseguram a concretização dos objectivos do Estado no domínio dos recursos energéticos.”

O mesmo responsável disse que até ao momento a ANPG, quer através de licitações quer através de negociações directas com investidores interessados no mercado de Angola, já atribuiu mais de 40 novas concessões, sendo que este número deverá crescer para 50 até ao final do ano. Alcides Andrade disse também que no início do último trimestre deste ano, a ANPG vai arrancar com um novo processo de licitações.

“A ANPG procura com estas acções criar as melhores condições de investimento para os investidores, por forma a que Angola continue a ser um destino preferencial neste sector. E, felizmente, ao longo do nosso trabalho, sobretudo quando estamos em representação da Concessionária Nacional fora do nosso país, o que sentimos é que as empresas estrangeiras acreditam no potencial do nosso mercado, no nosso profissionalismo, no nosso compromisso”, concluiu o Administrador da ANPG.

O Bloco CON3 vai ser operado pela Walcot, enquanto o Bloco KON15 vai ter como operadores a Sonangol Exploração & Produção e a Afentra. As partes reforçaram a importância do investimento contínuo, da colaboração institucional e da sustentabilidade.

O acto de assinatura insere-se na estratégia do Executivo angolano de atrair investimento directo estrangeiro, gerar emprego, dinamizar a indústria local e consolidar Angola como um dos principais produtores africanos de petróleo e gás.

Notícias relacionadas