“DECK” DA PLATAFORMA OFFSHORE DE QUILUMA A CAMINHO DO ZAIRE

12 de Fevereiro de 2025 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) testemunhou o Carregamento e Partida do “Deck” do Quiluma no Estaleiro da Petromar, que teve lugar ontem, dia 11 de Fevereiro, durante uma Cerimónia no Município de Ambriz, província do Bengo. O “deck”, que ruma à província do Zaire, complementa a plataforma offshore de Quiluma, pilar fundamental do projecto do Novo Consórcio de Gás (NGC) operado pela Azule Energy tendo como parceiros a Sonangol P&P, a Chevron e a TotalEnergies.

O Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, que falava em representação do Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo, manifestou a sua satisfação pelo feito tendo salientado que se trata dos primeiros campos de gás natural não associado do Projecto Novo Consórcio de Gás em Angola. A sua exploração permitirá aumentar a produção de LNG e condensados para exportação, satisfazer as necessidades domésticas e alimentar o desenvolvimento industrial do País.

“A visão da ANPG é que mais projectos similares surjam em Angola para desenvolvermos o sector do gás natural no up, mid e downstream, e o Estado angolano consiga assim arrecadar mais receitas por via de impostos e a geração de emprego.” – referiu o gestor.

Alister Forder, Director de Operações da Azule Energy, enfatizou a importância deste feito: “O marco de hoje é um reflexo do espírito de colaboração, da capacidade técnica e da dedicação de todos os parceiros envolvidos no Novo Consórcio de Gás. À medida que nos preparamos para o Primeiro Gás do NGC, este projecto reafirma o nosso compromisso em desbloquear o potencial energético de Angola e contribuir para um futuro energético sustentável”.

O evento destacou o impressionante registo de segurança do projecto, com 2,5 milhões de horas-homem concluídas sem o registo de um único acidente com perda de tempo (LTI), um testemunho do compromisso do sector petrolífero angolano para com a segurança e a excelência nas operações.