Luanda, 06 de Dezembro de 2024 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e parceiros do grupo empreiteiro do Bloco 15/06 (constituído pela Azule Energy como operador, a Sinopec e a Sonangol) efectuaram nesta sexta-feira, 06/12, uma visita de constatação ao Projecto Social Integrado da Huila e Namibe, financiado pelo sector petrolífero.
O Projecto de Responsabilidade Social tem como linhas de acção o acesso à água e à energia solar no meio rural, cuidados de saúde, educação e a diversificação económica. Está a ser implementado pela ADPP no corredor que abrange as localidades de Quilemba Velha, no Lubango, província da Huila, bem como Munhino, Capangola e Mangueiras, do município da Bibala, província do Namibe.
Na linha de água e saneamento, contempla 12 furos com sistema de distribuição, 16 represas, 12 latrinas e a capacitação de membros da comunidade. Na área da educação, 220 professores receberam capacitação em práticas pedagógicas, a par do incentivo à alfabetização de quase 2 mil alunos. Na área da saúde preventiva, 150 ADECOS (Agentes de Desenvolvimento Comunitário) foram capacitados, ao passo que 60 empreendedores beneficiaram do curso de corte e costura.
Percorrendo um raio de 100 quilómetros, a comitiva interagiu com as comunidades beneficiárias, com entidades do governo local e com autoridades tradicionais para constatar o estado de prontidão e usufruto dos equipamentos sociais construídos e reabilitados com o financiamento de Responsabilidade Social do Bloco 15/06.
São mais de três escolas e centros de saúde que ganharam minicentrais de fornecimento de energia solar extensivo à vizinhança, sistemas de abastecimento água com poços melhorados e bombeados com recurso a painéis solares, incluindo chafarizes. Constatou-se ainda uma das 16 represas e o micronegócio conduzido por um grupo de jovens empreendedoras no comércio a retalho.
O Presidente da Comissão de Operações do Bloco 15/06, Hermenegildo Manuel, frisou que “este é um projecto que está a ser implementado pela ANPG, que é um órgão do governo, com o seus associados. É uma visita de constatação. Pudemos verificar que naquilo que nos propusemos fazer, estamos a fazer. Os investimentos que nós aprovamos para serem feitos estão a apresentar resultados.”
Segundo o Director de Assuntos Governamentais e Relações Externas da Azule Energy, Hélder Silva, a operadora está empenhada “em executar este tipo de projectos neste conceito de projecto integrado, que são de reabilitação e construção de infra-estruturas para educação, saúde, água potável e energias limpas. Nesta altura o que estamos a fazer aqui na Bibala são cerca de 29 infra-estruturas.”
Integraram a delegação, entre outros, o Gerente de Bloco da ANPG, Paulo Fernandes, a representante do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Letícia Almeida, e a representante da Sinopec, Sandra dos Santos.