POTENCIAL PETROLÍFERO ANGOLANO PROMOVIDO NA SEXTA CIMEIRA DE ÁFRICA EM LONDRES

Últimas Notícias

Luanda, 14 de Maio de 2024 A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) cumpre uma agenda de promoção do potencial de petróleo e gás de Angola, em Londres, no Reino Unido, onde participa na sexta edição da Africa Energies Summit (Cimeira de Energias de África), a decorrer de 14 a 16 de Maio, um evento organizado pela Frontier.

Na presente edição, a delegação liderada pelo Administrador Executivo da ANPG, Alcides Andrade, desenvolve um intenso programa de reuniões de promoção e fortalecimento de parcerias com entidades reguladoras de países que tenham recursos de hidrocarbonetos e aspirações de os desenvolver, bem como empresas operadoras e prestadoras de serviços na indústria.

“Temos neste momento 14 Blocos em oferta permanente, que estão distribuídos pelas várias bacias do País em águas rasas e também em águas profundas, nas bacias do Congo-Kwanza, Benguela e Namibe. Temos também blocos Onshore, que saíram, tanto da licitação 2020 como da licitação recentemente finalizada em 2023, assim como algumas oportunidades marginais de que fomos fazendo alguns levantamentos e que estão disponíveis para novos investidores”, revelou.

O Administrador, que se faz acompanhar do Director de Negociações, Hélder Iombo, e especialistas da Agência, destaca a importância de se realçar a mensagem de que Angola está aberta ao investimento no sector.

“No ano passado estivemos em eventos como estes a falar com vários investidores, não só em Londres mas também noutras regiões. E vimos como resultado disso a adesão de vários investidores no nosso processo de licitação de 2023, em que tivemos mais de duas dezenas de empresas que participaram com mais de cinco dezenas de propostas apresentadas. Portanto, esse é um impacto directo”, frisou.

A cerimónia de abertura, que teve como orador principal o Ministro da Economia Azul e Pescas do Zanzibar, Shaban Othman, lançou a tónica dominante do evento, alinhada com o sétimo objectivo de desenvolvimento sustentável, no sentido de garantir o acesso de toda a população aos recursos energéticos no continente. O que está em consonância com os objectivos da ANPG, segundo o Administrador da Concessionária Nacional.

“Estamos muito focados na descarbonização da nossa indústria e encontrar soluções para que as operações produzam o petróleo e gás de forma mais limpa. Ainda no âmbito da sustentabilidade, Angola tem sido um país em que, no sector petrolífero, muito tem estado a ser feito no âmbito da Responsabilidade Social para que as comunidades e o País possam beneficiar do investimento em escolas, no ramo da saúde e no desenvolvimento das comunidades”, concluiu Alcides Andrade.

Estão ainda presentes no evento delegações da Gâmbia, Uganda, Zanzibar, Guiné Conakry, Gabão, Senegal, Nigéria, Madagáscar, Namíbia, Libéria, Egipto e do Ghana.

Notícias relacionadas