PROJECTO PLATINA CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DO DECLÍNIO DA PRODUÇÃO DO PAÍS

Últimas Notícias

Luanda, 25 de Novembro de 2021 | O Projecto Platina, no Bloco 18, operado pela BP, que entrou recentemente em fase de produção, foi apresentado nesta quarta-feira, 24, ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. Gerido, construído e executado em Angola com 85% de força nacional, o projecto visa contribuir na redução do declínio da produção petrolífera em Angola.

Durante a apresentação que foi testemunhada pelo Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso, pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) em exercício, Belarmino Chitangueleca, pelo presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Sonangol, Ricardo Van-Deste, representante da Sinopec, Directores da ANPG, Gerente do Bloco 18 e técnicos da Bp, fez-se a demonstração do funcionamento da sala de operações, que conecta, a partir da sede da BP, o projecto localizado a mais de 35 Km do FPSO no Bloco 18.

Para Diamantino Azevedo, “projectos desta natureza são muito importantes, pois trazem uma certa estabilidade à produção, garantindo assim mais anos de actividade de exploração de petróleo no nosso país”. O Ministro que salientou, que este investimento é também resultado das operações legislativas produzidas no País, encorajou o surgimento de mais projectos do género “para uma produção de petróleo relevante para o bem da economia do nosso país, o desenvolvimento e bem-estar das nossas populações”.

Ao descrever o Projecto Platina, o Vice-presidente Sénior da BP Angola, Adriano Bastos, afirmou que “é uma marca importantíssima que vai incrementar o volume produzido, em mais de 30 mil barris/dia, aumentar as reservas recuperáveis do país e estender o tempo de vida do nosso campo”. Para o dirigente máximo da petrolífera em Angola, “é uma marca de orgulho para a BP, depois de nove anos, ter o primeiro óleo de um novo projecto”.

O Projecto Platina possui quatro poços, sendo dois produtores e dois injectores de água. Está localizado no Bloco 18, que é operado pela BP Angola, com uma participação de 46%, tendo como parceiros a Sinopec (com uma participação de 37.72%) e a Sonangol P&P (com 16.28%).

_____________

Notícias relacionadas