PESO DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA PODE ATINGIR 15% DO PIB

Últimas Notícias

27 de Março de 2025 | O Ministro do Comércio e Indústria, Rui Miguêns de Oliveira, apontou para dentro de dois anos o aumento para 15% do peso da indústria extrativa no PIB (Produto Interno Bruto), que actualmente ronda entre os 8 e 10%. O governante fez essa projecção quando intervinha no V Fórum da Indústria, uma iniciativa do Jornal Expansão realizada em Luanda, no passado dia 21 de Março.

Segundo o Ministro, embora seja uma alavanca para o desenvolvimento do nosso País, a indústria transformadora ainda representa uma parcela pequena do PIB. O Executivo, no entanto, espera que esse número aumente nos próximos anos.

“O sector industrial tem um peso que ronda entre 8 e 10% do PIB nacional, o que significa que ainda é bastante pequeno e está aquém do desejável para uma economia que precisa de crescer, gerar empregos e se industrializar de forma mais ampla. No entanto, o Executivo está a trabalhar para que dentro de dois anos, a indústria transformadora represente 15% do PIB”, adiantou.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) esteve representada pelas Direções de Exploração (DEX), Produção (DPRO), Planeamento Estratégico (GPE), Núcleos de Conteúdo Local e de Integração Energética e Biocombustíveis (NCL e NIEB) sob o lema “A indústria como factor gerador de Riqueza- Desafios e Oportunidades”.

Notícias relacionadas