15 de Outubro de 2024 | Os principais desafios de Segurança e Ambiente do Sector Petrolífero Angolano foi tema do workshop realizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e Associação das Empresas de Exploração e Produção em Angola (ACEPA), no passado dia 11/10, em Luanda.
Durante quatro horas, os diferentes intervenientes do sector de petróleo e gás abordaram temas ligados à segurança ocupacional, operacional e à protecção ambiental.
O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, procedeu à abertura do Workshop, salientando a troca de ideias.
“Deste modo podemos aumentar o nosso compromisso em manter as actividades petrolíferas cada vez mais seguras, com a implementação das melhores tecnologias e instrumentos de gestão ambiental”, referiu o Secretário de Estado.
Em representação do PCA da ANPG, a Administradora Executiva da ANPG, Ana Miala, reforçou a importância da inovação e boas práticas de segurança ambiental na indústria.
“A colaboração entre os reguladores, operadores e todos os intervenientes no processo de todas as empresas que directa ou indirectamente dão suporte ao sector petrolífero deve proporcionar excelência no desenvolvimento de soluções que respeitem as exigências legais e ao mesmo tempo impulsionar a inovação e competitividade no sector”, ressaltou a gestora.
No painel que se debruçou sobre o desempenho em saúde, segurança e ambiente na indústria petrolífera nos últimos cinco anos, o representante da ACEPA, Murtala da Silva, destacou o trabalho em curso na proposta de revisão do Plano Nacional de Contingência Contra Derrames.
A ANPG esteve representada igualmente pelo Administrador Executivo, Alcides Andrade, Director do Gabinete de Segurança e Ambiente, Guilherme Ventura, Directora de Comunicação, Neusa Cardoso e pelo Coordenador do Núcleo de Integração Energética e Biocombustíveis, Vita Mateso.