CONFERÊNCIA SAIPEC – ANGOLA PARTILHA EXPERIÊNCIA COM OS MAIORES PRODUTORES AFRICANOS DE PETRÓLEO E GÁS

Últimas Notícias

04 de Março de 2022 | Angola, representada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, participou de 21 a 24 de Fevereiro, na 6.ª edição da Exposição e Conferência Internacional de Petróleo da África Subsariana (da sigla em inglês SAIPEC), em Lagos, Nigéria. No evento, a Agência partilhou a sua experiência enquanto Concessionária, reguladora e fiscalizadora do segundo maior país produtor de hidrocarbonetos de África.

A Conferência contou com a representação de dez países, nomeadamente, A Gâmbia, Angola, Ghana, Gabão, Kenya, Libéria, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Uganda. No âmbito da colaboração entre os países, foram abordados temas como Conteúdo local, Gás como um recurso a ganhar notoriedade no continente, Transição energética e A mulher na indústria.

No encontro que juntou os representantes dos países reguladores e o Conselho de Monitoramento de Desenvolvimento de Conteúdo da Nigéria (da sigla em inglês NCDMB), a ANPG fez apresentação em três painéis. No primeiro, o Director de Planeamento Estratégico e Chefe da Delegação, Alcides Andrade, fez uma breve apresentação do estado actual do sector em Angola. No segundo, o Director do Gabinete de Segurança e Ambiente, Guilherme Ventura, expôs o posicionamento de Angola perante o gás e transição energética, enquanto no terceiro, a Analista de Planeamento, Maura Nunes, partilhou a experiência angolana no concernente ao Conteúdo Local.

Para Alcides Andrade “foi notável o respeito que existe por Angola enquanto um dos maiores produtores do continente, sendo citada como exemplo e referência, inclusive na abordagem do Conteúdo Local, pela Nigéria”, contudo, “outros países avançam de forma dinâmica e sendo que o acesso ao investimento está cada vez mais concorrido, precisamos acelerar o nosso passo para a materialização dos nossos objectivos de desenvolver o nosso potencial petrolífero”, apontou.

Fizeram igualmente parte da Delegação da ANPG, a Directora do Gabinete de Comunicação, Neusa Cardoso, Vita Mateso da Direcção de Produção), Américo Fernandes (Direcção de Produção) e Filomena Dias (Gabinete de Comunicação).

Notícias relacionadas