CONCESSIONÁRIAS DE ANGOLA E RDC FECHAM PARTILHA DE PETRÓLEO NO BLOCO 14

Últimas Notícias

CHEVRON escolhida como operadora entre seis empresas do grupo empreiteiro.

21 de Dezembro de 2023 | O evento, testemunhado pelo Embaixador americano em Angola, Tulinabo Mushingi, foi antecedido pela aprovação, em sede de reunião do Conselhos de Ministros de Angola, da “concessão de direitos mineiros à ANPG e partilha de recursos com a RDC (DP n°234/23 de 21 de Dezembro)”.

Realizado em Luanda, no dia 21 de Dezembro de 2023, reuniu os ministros de hidrocarbonetos de Angola e RDC, os responsáveis das concessionárias e os representantes do grupo empreiteiro do Bloco 14/23 da Bacia do Congo.

Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da ANPG, manifestou apreço pela assinatura do contato de partilha de produção e prometeu “manter porta aberta para resolver quaisquer problemas que possam existir”. Reiterou que “Angola está aberta ao investimento nacional e estrangeiro no domínio dos hidrocarbonetos”.

O ministro congolês dos hidrocarbonetos, Didier Ntubuanda, agradeceu o Executivo angolano e as empresas constituintes do grupo empreiteiro (que tem a Chevron como operadora) e avançou que a assinatura do contrato “mostra o quanto os dois governos e Estados estão empenhados na partilha de recursos comuns e em conferir melhor qualidade de vida a seus povos”.

“A República Democrática do Congo tudo fará para respeitar os compromissos com Angola e grupo empreiteiro”, assegurou.

Por seu turno, o Ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo considerou ser o “culminar de um processo que vinha a decorrer há vinte anos”, apelando que se deve olhar para o futuro e as partes se esforçarem até jorrar o primeiro óleo.

“Estamos a dar um exemplo aos países africanos em fazer negócios e projectos conjuntos para gerar recursos que atendam aos dois Estados e povos. Espero que possamos, daqui a alguns anos, falar de produção petrolífera efectiva na concessão 14/23, confiada à operadora Chevron que é chamada a pôr em prática todo o seu know-how e saber fazer, atendendo também a descarbonização e a segurança energética”, declarou.

Constituem o grupo empreiteiro do Bloco 14/23: CABGOC (31%), Azule Energy Angola B.V (20%), Etu Energias Angola Block 14 B.V (20%), GALP (9%) SONAHYDROC, SA (10%) e SONANGOL P&P (10%).

Notícias relacionadas