COMEMORAÇÃO DO 3.º ANIVERSÁRIO DA ANPG – MENSAGEM DO PCA

Últimas Notícias

6 de Fevereiro de 2022 | Caros colegas,

Comemoramos neste dia 06 de Fevereiro o terceiro ano de existência como nova Concessionária Nacional. Apesar dos constrangimentos, causados não só pela pandemia como também pela instabilidade do preço do barril de petróleo, o grau de consolidação da nossa estrutura operacional, nesta que constitui a fase de optimização do processo de transferência da Função Concessionária, demonstra um indicador de desempenho na ordem dos 96% de autonomia.

Com o empenho de cada um de nós, alinhados com a estratégia gizada pelo Executivo, a ANPG segue cada dia mais coesa e dinâmica para responder aos desafios do sector de petróleo e gás, que é o principal impulsionador da economia angolana.

Gostaria que esta celebração tivesse lugar nos moldes tradicionais de confraternização, à semelhança do que tivemos em 2020, por altura do nosso primeiro aniversário. Mas como sabemos, não obstante termos hoje maior experiência para lidar com a situação pandémica, ainda não é aconselhável fazê-lo presencialmente. O Conselho de Administração aproveita o momento para manifestar o apreço aos agentes da ANPG e a todos quantos directa ou indirectamente contribuem para o êxito do sector, o que mais uma vez ficou evidente nos últimos doze meses.

Quanto à nossa organização interna, concretizamos o lançamento do Programa Ekumbi, no dia 04 de Outubro. É um importante instrumento da gestão da mudança, que visa a definição e implementação de um novo Modelo Integrado de Gestão das Actividades da Concessionária Nacional e de Transformação Digital da ANPG.

No âmbito da implementação da estratégia Atribuição de Concessões Petrolíferas 2019-2025, assinamos contratos de concessão dos Blocos 30, 44, 45 da bacia do Namibe. Também realizamos com êxito a ronda de Licitação 2020 dos blocos onshore das bacias do baixo Congo e do baixo Kwanza, assim como o roadshow da licitação 2021.

Temos a assinalar entre os grandes marcos o funcionamento de 14 unidades de sondagem em operação, alcançando a perfuração de 23 poços de desenvolvimento, dos 26 previstos, e 44 intervenções em poços de desenvolvimento, contra as 41 previstas.

Alinhado a isso, continuamos engajados em garantir a implementação de Políticas de Saúde, Segurança e Ambiente, bem como do sistema de Gestão de Carreiras do Colaborador. Constituímos, por outro lado, o Fundo de Pensões da ANPG, tendo sido criada uma comissão de acompanhamento para o efeito.

Caros colegas,

Somos um colectivo com mais de 500 agentes de diversas áreas, campos de formação e diversas origens profissionais, o que exige comprometimento individual e colectivo para pensarmos ANPG. Um alinhamento eficiente exige de cada colaborador a percepção transversal das atribuições e acções de cada área.

Nesta conformidade, concluiu-se a 1.ª fase do Programa Pensar ANPG, com uma série de acções de capacitação e dinâmicas em que estivemos todos envolvidos, com o propósito de promover e enraizar os valores, a visão e os objectivos estratégicos da nossa Organização.

No âmbito do conteúdo local com vista ao fortalecimento do empresariado angolano, executamos com êxito o plano de engajamento com os principais “stakeholders”. Publicamos a lista de bens e serviços em regime de exclusividade e de preferência. Mais de 70 empresas cadastraram-se com sucesso no processo de registo e certificação.

Os próximos desafios passam pelo contínuo investimento nas tecnologias, nos instrumentos legais e no capital humano, a fim de impulsionar o aumento da taxa de reservas, atenuando deste modo o declínio acentuado da produção petrolífera. Continuaremos a assegurar a Implementação da Estratégia de Exploração de Hidrocarbonetos, regularizar o processo de abandono dos blocos, estimular o desenvolvimento de campos marginais e de novas oportunidades, visando proporcionar maior receitas para o Estado.

Caros colegas,

Quando em 2019 assumimos o desafio da transição para a nova Concessionária, usamos a analogia de que temos de subir a bordo com o carro em movimento. A ANPG surge com a missão de dar seguimento a uma função crucial e sem margem para disrupções. Hoje, passados três anos, temos a certeza de que não só conseguimos subir a bordo com o carro em andamento, como também temos este carro importante para a economia do País sob controlo e com o GPS preciso.

Bem hajam!

Bloco a Bloco construiremos a ANPG e transformaremos o sector!

Paulino Jerónimo
Presidente do Conselho de Administração

Notícias relacionadas