ANPG E PARCEIROS ASSINAM ACORDOS DE PARTILHA DE PRODUÇÃO PARA OS BLOCOS 16/21 E 31/21

Últimas Notícias

31 de Agosto de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Total Energies, Azule Energy e a Equinor, assinaram nesta quarta-feira, 30, Contratos de Partilha de Produção (PSA) para os Blocos 16/21 e 31/21, localizados em águas profundas e ultra-profundas, respectivamente, na Bacia do Baixo Congo.

O encontro foi testemunhado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, entre outras personalidades do sector petrolífero.

O Bloco 16/21 encontra-se próximo do Bloco 17 (o que mais produz), operado pela TotalEnergies, enquanto que o Bloco 31/21 possui um total de 12 descobertas, além de potencial de exploração remanescente numa área com infraestrutura existente do Bloco 31 PSVM.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Paulino Jerónimo, este é mais um feito que demonstra os resultados positivos da Estratégia gizada pelo Executivo angolano para o sector petrolífero.

“Os desafios relacionados à concorrência mundial, à actual volatilidade do preço do barril de petróleo, que está directamente interligado a factores que nos transcendem, não impediram a conclusão do presente processo, demonstrando mais uma vez que as grandes empresas petrolíferas continuam a considerar Angola como um local preferencial e de escolha para realização dos seus investimentos” afirmou o dirigente.

Os contratos resultam do processo de Licitação 2021 que conduziram à constituição dos grupos empreiteiros formados pela Total Energies, para operar o Bloco 16/21, com uma participação de 100 por cento, e pela Azule Energy (operador) e Equinor, ambas para o Bloco 31/21, com 50 por cento de interesse participativo, cada.

Notícias relacionadas