ANPG E CHEVRON ANUNCIAM INÍCIO DE PRODUÇÃO DO PROJECTO LIFUA

Últimas Notícias

A ANPG e a CABGOC (Cabinda Gulf Oil Company Limited – subsidiária da Chevron) confirmam o arranque da produção de óleo no projecto Lifua-A, no Bloco 0.

Luanda, 28 de Fevereiro de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Concessionária Nacional do sector, a Chevron e parceiros do grupo empreiteiro do Bloco O anunciam o início de produção de petróleo no campo Lifua, através da instalação Lifua-A.

O campo Lifua está localizado no Bloco 0, a uma profundidade de água de 70 metros e à distância de aproximadamente 23 quilómetros da costa angolana e do terminal petrolífero do Malongo. O desenvolvimento do campo é faseado, sendo que a plataforma metálica fixa Lifua-A, modelo (STS), recentemente instalada, representa a fase inicial, das três previstas para o projecto Lifua (A, B e C). Trata-se de um equipamento que foi a 100% fabricado em Angola, aplicando conceitos e tecnologias de baixo custo e de curto tempo de fabricação, adaptado como inovação nas actividades de produção da CABGOC.

A plataforma Lifua-A está interligada com as instalações já existentes na Área de Takula e prevê produzir um total de 6.500 barris de petróleo por dia, a partir dos reservatórios Vermelha e Likouala.

A estratégia de desenvolvimento deste campo petrolífero está em consonância com as premissas da ANPG e da CABGOC em aplicar soluções inovadoras, com a utilização de instalações e serviços existentes para a redução de custos de desenvolvimento e operacionais, no intuito de aumentar a economicidade de pequenas descobertas de petróleo encontradas nas Áreas de Desenvolvimento actuais.

Para Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da ANPG, esta é uma excelente notícia para a produção petrolífera em Angola.

“Este marco que agora alcançamos com o Lifua-A motiva-nos ainda mais, na nossa missão de Concessionária Nacional, a continuarmos o trabalho sistemático que vimos fazendo com os investidores do nosso sector que continuam a escolher Angola para as suas operações”.

Billy Lacobie, Director-Geral da Unidade Estratégica de Negócios da Chevron para a África Austral, reforça que “a primeira produção de petróleo do projecto Lifua-A demonstra a capacidade da CABGOC em instalar com êxito novos campos no Bloco 0, recorrendo a uma abordagem eficaz do seu método de produção. Demonstra também o quanto a empresa aposta no potencial do país e em alinhar a visão da sua equipa de projecto com o conceito produzido em Angola, por angolanos, para angolanos”.

“…Lifua-A demonstra a capacidade da CABGOC em instalar com êxito novos campos no Bloco 0…”

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), na qualidade de operadora, detém uma participação de 39.2% no Bloco 0, juntamente com a Sonangol EP (participação de 41%), a Total Energies (participação de 10%) e a Eni (participação de 9.8%).

_______

Notícias relacionadas