ANPG DESTACA CONTEÚDO LOCAL E BIOCOMBUSTÍVEIS COMO OPORTUNIDADES NEGÓCIOS

Últimas Notícias

19 de Junho de 2023 | A Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG) promoveu os temas do Conteúdo Local e Biocombustíveis na segunda Edição do Fórum de Negócios e Conectividade, que decorreu em Benguela nos dias 16 e 17 Junho, numa iniciativa do Grupo Media Nova.

Procedeu à abertura do evento o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de informação, Alé Fernandes, tendo na sua intervenção desafiado os empresários angolanos a aproveitarem as potencialidades e vantagens do Corredor do Lobito, que integra o caminho de ferro de Benguela e o Porto do Lobito.

E no decorrer doso trabalhos, a coordenadora do Núcleo do Conteúdo Local na ANPG, Maura Nunes, que se dirigia a uma plateia que ascendia às centenas, entre representantes da classe empresarial com interesse no corredor do Lobito, profissionais de comunicação, governantes e entidades diversas, reforçou a mensagem quanto àquele que é o papel da Concessionária Nacional neste domínio.

Este papel, avançou a Coordenadora, assenta em dois principais objectivos, nomeadamente, assegurar o incremento de empresas angolanas no sector Petrolífero e a preservação dos postos de emprego para os quadros angolanos

“Em 2022, tivemos um volume de contratação de 9 mil milhões de Dólares americanos. Deste valor, quatro por cento foram captados por sociedades angolanas e cerca de 75% foram sociedades de direito angolano, que são empresas cuja composição societária integra membros nacionais e com registo em Angola”, disse.

No domínio dos Biocombustíveis, Suzete Iombo e Áureo Cruz, técnicos do referido núcleo na ANPG, apresentaram as energias verdes como um futuro contribuidor para o aumento do PIB, sendo que um dos objectivos macros deste projeto é a exportação destas energias, tornando Angola em um “banco” de referência para o continente Africano, não deixando de lado a meta de descarbonização no sector petrolífero.

Notícias relacionadas