ANGOLA E RDC PARTILHAM DADOS PETROLÍFEROS DE INTERESSE COMUM

Últimas Notícias

7 de Fevereiro de 2022 | O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás partilhou com o Ministério dos Hidrocarbonetos da República Democrática do Congo (RDC) informações técnicas sobre a Zona de Interesse Comum (ZIC), no âmbito dos hidrocarbonetos, na quarta-feira, 02 de Fevereiro do corrente ano, em Luanda.

“A RDC não tinha informação técnica sobre a área de interesse. Angola proporcionou, durante as negociações, informações que ajudarão a ter o mesmo nível de conhecimento técnico sobre a zona, de formas a que as negociações possam culminar num acordo para a exploração dessa área comum.” – afirmou o Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, que indicou o PCA em exercício da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Belarmino Chitangueleca, a encabeçar a delegação angolana.

O encontro, que foi o culminar de três dias de discussões técnicas, serviu para as equipas chegarem a um acordo quanto à repartição dos rendimentos da ANPG enquanto Concessionária Nacional, a definição do Grupo Empreiteiro, os custos de pesquisa, a legislação fiscal e legal a ser aplicada, bem como a liderança nas negociações.

Ficou assente entre as partes que a Chevron, Operadora do bloco 14, deverá encabeçar o grupo empreiteiro, tendo este apresentado o histórico da zona e as suas potencialidades.

Já o Director de Gabinete do Ministro dos Hidrocarbonetos da RDC, Augustin Nkuba Kasanza, mostrou-se satisfeito pela hospitalidade e pelo ambiente que marcou as negociações.

“O trabalho correu na perfeição. Finalmente poderemos concretizar o processo de negociações da ZIC, que vem desde 2007. Desta vez temos a oportunidade de dar continuidade ao projecto e passar à parte decisiva, a da exploração e início de produção. Estamos confiantes que o processo vai ser exitoso”, disse o chefe da Delegação congolesa.

A Delegação da ANPG contou igualmente com as presenças dos Directores de Exploração, Adriano Sebastião; de Produção, Ana Miala; do Gabinete Jurídico, Teresa Matoso, para além de Chefes de Departamento e técnicos de distintas áreas da Concessionária Nacional.

Notícias relacionadas